PROGRAMA, PLANEJAMENTO E PREPARO DE AULA

 

1– Programa/conteúdo

O conteúdo básico deve
respeitar a doutrina espírita e estar baseado nos livros da codificação:

a)                
O Livro dos Espíritos

b)               
O Evangelho Segundo o Espiritismo

c)               
O Livro dos Médiuns

d)               
O Céu e o Inferno

e)                
A Gênese

 

2) Conteúdo Complementar

Pesquisar material adequado
à faixa etária tendo o cuidado de analisar os livros, revistas, sites, etc,
.visando sempre o esclarecimento e o desenvolvimento da criança.

Dicas:

·                    
Apostilas de evangelização
da Editora Aliança:
Jardim: Volumes 1, 2 e 3

           Material didático ( para todos os
ciclos)- volume 10

           Maternal– volume 11

           Letras de músicas com CD ou fita
Cassete– volume 12

 

            A FEESP – Federação Espírita do Estado de São
Paulo editou uma coleção de livros para infancia e juventude , no total são 8
livros que compõe duas séries: Brincando e Aprendendo o Espiritismo (de 7 a 11 anos) e Jesus já falava
em Espiritismo ( de 12 a
15 anos)

 

            A FEB Federação Espírita Brasileira  possui apostilas com programas e temas para
aulas infantis já preparados.

 

3) Planejamento do trabalho

O planejamento envolve:

·                    
A escolha do ciclo para que se vai dar aula;

·                    
Conhecer as características psicológicas da idade com
a qual vai trabalhar;

·                    
Adaptar-se ao local/espaço e diversidade das crianças;

·                    
Conhecer os companheiros com os quais vai trabalhar;

·                    
Escolher o programa a ser desenvolvido;

·                    
Estudar os assuntos contidos nas aulas;

·                    
Fazer adaptações das aulas para a realidade de sua
classe;

·                    
Participar de reuniões com outros evangelizadores para
troca de experiências e busca de auxílio;

·                    
Estar sempre alegre e animado

 

4) O planejamento da aula

A aula deve ser planejada
em função das necessidades e da realidade apresentada pelas crianças,
prevendo-se estímulos adequados a fim de motivá-las a criar uma atmosfera de
comunicação entre evangelizadores e crianças que favoreça a aprendizagem,
levando-se em conta as disponibilidades da Casa Espírita (salas,
evangelizadores, tempo, recursos).

 Toda atividade bem planejada traz resultados
satisfatórios. Naturalmente o planejamento não deve ser rígido e inflexível,
que poderá ser mudado para atender às reais necessidades das crianças.

O
planejamento deverá prever:

·                    
Os objetivos gerais a serem alcançados pelas crianças;

·                    
Os conteúdos para o desenvolvimento do programa do
ciclo para um período determinado;

·                    
Os procedimentos ou técnicas passíveis de serem
utilizados e os recursos de ensino.

O plano de
aula deve constar:

·                    
Escolha, estudo e elaboração da aula;

·                    
Escolha e preparo do material didático a ser utilizado
e das várias fases em que se divide a aula;

·                    
Gravuras

·                    
 Cartazes

SUGESTÕES DE
ATIVIDADES: Exemplos

·                    
Visita a um parque ou chácara ou até um
Jardim Zoológico

          Levar a criança em contato direto com
a natureza. Durante o passeio surgerimos as atividades:

  3

 

          a) observação-
 leva-las a observarem todas as coias
criadas por Deus: a grama, as arvores, a água, os animais, as aves, etc. Deixá-las
tocarem no que for possivel, sentindo pelo tato, cheirando, soprando,
olhando…O elemento   intuitivo entra em ação. Lembre-se
que voce é um  modelo para a criança. Ela
respeitará a natureza  se observar que
voce a        respeita.

         b) conversação-    Depois de observarem bem, pedir que
façam um circulo sentando-se sobre a grama.

Aproveite os instantes para
vivificar os ensinamentos da aula. Elas podem fechar os olhos e procurar sentir
cheiros ou barulhos.            Depois
dizerem o que sentiram.

        c) Coleçao de amostras Cada
criança devera receber uma sacolinha para recolher os materiais. Devem re                              colher diversos
materiais possiveis: folhas, pedras, areia, flores soltas, penas etc.

        ATIVIDADE NA SALA: 

            Selecionar o material recolhido no passeio

            Analisa-los, classificando-os em : os que nao tem vida (
minerais) e os que tem vida (vegetais e animais)

            CRIATIVIDADE– as crianças poderao fazer um painel em
grupo (colagem), colar folhas, usando sua imaginação

            RELAXAMENTO E SILÊNCIO–

            AUTO-AVALIAÇÃO– Comentarios sobre o que
cada um achou, como se comportou, etc.

·                    
Quando a aula for sobre animais levar
pequenos animais vivos , como por ex: um cachorrinho, coelho, aquario, se
possivel, passar filmes sobre animais, sua importancia na natureza

·                    
Quando a aula for sobre  a Natureza leve vasinhos, terra
e sementes e plante-as com a turma, regando-as para observar seu crescimento

 

OUTRAS
ATIVIDADES:

·                    
Horta 
quando ha um espaço fora para plantar legumes, é uma ótima
oportunidade das crianças exercitarem seus sentidos e sensibilidade e
socializaçao;

·                    
Dobraduras (conforme
o nivel das crianças)- comece ensinando dobraduras facinhas depois que
estiverem mais treinadas, vá aumentando o grau de dificuldades, mas sempre
mostrando como faz.

·                    
Painel com colagem, desenhos, etc

·                    
recorte e colagem :  Utilize revistas, jornais e gravuras.
Na colagem a criança trabalha com formas prontas, como quando constroi
estruturas com blocos de madeira. Monte painéis sobre diversos temas em
estudo.Ex: Deus, prece, o amor etc.

Outra
idéia é a de você levar folhas com desenhos já impressos, conforme o para
que  as crianças colem materiais em cima  por exemplo:      algodão
ou feijão, pauzinhos, glitter, areia, pedrinhas, papeizinhos picados formando
mosaico, lã, retalhos de tecidos, etc.

Pode-se
confeccionar Quebra-cabeças (pregue uma figura em cartolina mais dura, depois
recorte as peças– no inicio poucas peças para que os pequeninos possam montar
com facilidade, com o passar do tempo elas mesmas poderão cortar em mais
pedaços, para montarem). As crianças podem ajudar a fazer joguinhos de
concentraçao, de memoria, fazer livrinhos, etc.

·                    
Pintura– diversas
técnicas–  prepare a sala anteriormente
forrando as mesas com jornais e tendo-se agua e panos para limpeza por perto, o
ideal é que nesse dia as crianças possam ir com uma roupa velha ou com uma
proteção plástica na blusa. No inicio elas aprendem a manejar o pincel,
conhecer as cores, treinar sua coordenação. Depois aprendem as técnicas (vc
pode acessar o site do CVDEE– Evangelização infantil que encontrara bastante
técnicas de se pintar)

·                    
Maquete— pode
ser feita com papel, argila, madeira, etc

·                    
Modelagem:  com argila  (preferencialmente, pois elas podem pinta-la
depois) ou massinha caseira (as próprias crianças podem ajudar a fazê-la)

·                    
Montagem com sucata– quase
tudo pode ser aproveitado: tampinhas, palitos de sorvete, clips, garrafas de
refrigerantes, garrafas pásticas, carretéis, brinquedos velhos, potinhos de
iogurte, botões, tubo de papel higiênico, etc. 
Ex: uma lata se transforma num porta-escova se for enfeitada, um tubo de
papel em um porta-guardanapo, caixinhas, tampinhas e um copinho se transformam
em um carrinho, dois copos de jogurte unidos por uma fita crepe com feijões
dentro- transforma-se em um instrumento ritmico…

·                    
Estorinhas encenadas,  contadas com gravuras ou
fantoches, bonecos de vara, teatrinho de sombra, etc,

·                    
Poesia, parlendas, quadrinhas  - Não leia a poesia:
declame-a, pois ela tem ritmo.  Sugestao
de livro: Pai Nosso, Meimei-F.C.Xavier

·                    
Música– bandinha
ritmica; ( os instrumentos
podem ser confeccionados com material de sucata)utilize também
música de fundo nas atividades de artes plásticas. Procure trabalhar com os
pequeninos os sons da natureza. Grave sons da natureza: grilos, latido de cães,
canto de pássaros, sons metálicos, etc e leve para que eles escutem e
adivinhem. Trabalhe a diferença de sons:metal, madeira, instrumentos musicais.
A diferença entre ruído e música.

·                    
Dança: 
criativa, brincadeira de roda, expressão corporal ou
primeiros passos: imitação de gestos, dança livre.

·                    

4

 

Teatro, dramatizaçao— Os
pequeninos adoram. Se você quiser, com papel crepon, ou jornal  poderá fazer roupas,  no recorte e colagem você poderá levar
máscaras para que pintem e ajude-as a corta-las para depois usarem no teatro,
coroas, etc. Pode-se contar uma estória ligada ao tema do dia e depois pedir
que a dramatizem, divida os papéis. 
Apresentar varias idéias para representarem: estátua, passarinho voando,
macaco, gato. Ao bater de palmas elas deverão trocar de imitação. Use sua
criatividade!

·                    
Exposiçao de trabalhos  -elas gostam de mostrar do
que são capazes!

·                    
Atividades de interação entre as crianças
e os adultos
– passeios no campo, exposiçao , atividades
artisticas, etc,

·                    
Integração com a família
manter os pais informados dos projetos com as crianças. Pedir que trabalhem com
as crianças em casa o tema trabalhado em sala, no dia a dia.

·                    
Diálogo e mímica   Ex: Coxixar o ouvido da criança o nome de um
animal, depois cada uma deverá fazer, por mímica a representação do bicho para
que as outras adivinhem.

·                    
Brincadeira de casinha, por
ex:  Brincar de chá, leve suco, frutas  e aproveite o ensejo para entrar no mundo
infantil levando ensinamentos  morais e
também  procurar conhecer o
evangelizando.

 

If you're new here, you may want to subscribe to my RSS feed. Thanks for visiting!